Christmas is coming… – Part I

Disclaimer: O post que se segue pode não agradar a pessoas com alma de Grinch.

All I Want for Xmas is… movies! 🎶 Já sabiam que este post ia chegar, certo? Era inevitável até porque… eu ADORO o Natal!!! Portanto, aqui está o post-mais-natalício-de-SEMPRE! 🎄 Ho. oH. Oh!

Ok, não é por acaso que que me transformo num elfo irritante, nesta altura do ano. Sinto que tenho razões bem fundamentadas para afirmar que adoro o Natal, principalmente porque as melhores memórias da minha infância, são desta época do ano: a família reunida, os sonhos feitos pela minha avó; as decorações; o chocolate quente e as mantinhas; o nervoso miudinho que se instalava antes da meia noite, porque vinha lá o senhor de barbas e, como é óbvio, os filmes de Natal!!!

É verdade que, entretanto, todos nós crescemos. Passámos de miúdos a graúdos, da mesa das crianças, para a mesa dos adultos (na minha opinião, pior upgrade de sempre – porque todos sabemos que os miúdos são sempre os primeiros a ser servidos). E as tradições mudaram um pouco, já não acreditamos no Pai Natal, desafinamos em uníssono no karaoke (porque família-com-voz-de-cana-rachada); vimos pela milésima vez a Música no Coração (obrigada priminho Diogo 😜); jogamos jogos de tabuleiro, com todos os truques possíveis e imaginários (porque família-mais-batoteira-à-face-da-terra) e tiramos as típicas selfies, com as nossas Ugly Xmas Sweaters.

Numa nota mais séria, tenho plena consciência que este Natal será diferente, pelo menos não será tão tradicional. No entanto, admito que é uma época que guardo com muito carinho no ❤️, até porque ainda tenho a sorte de conseguir celebrar com os meus avós (olá avós! 👋🏻).

Sem mais demoras, aqui têm os primeiros 6 filmes natalícios para verem com uma mantinha e um chocolate quente cheio de marshmallows ☕ (porque quem é que está a contar calorias, right?)

  1. Que Paródia de Natal | National Lampoon’s Christmas Vacation (1989) Jeremiah S. Chechik

Este NUNCA, mas mesmo NUNCA, falha. E é, claramente, o meu preferido! Quando era miúda, lembro-me do meu pai ir religiosamente buscar a cassete (sim, ainda sou do tempo das VHS), onde tinha gravado o filme, quando deu na sic (nos primórdios dos anos 90) e imediatamente sabia qual era o filme que íamos ver. Só para terem noção, até tem um nome: “o filme de Natal”. Porque é literalmente O-filme-mais-natalício-de-sempre!!! E não querendo entrar em pormenores, é daqueles que nos faz pensar que todas as famílias são “estranhas” à sua maneira, principalmente nesta altura do ano (e mais não digo). Prometo que vão chorar de riso! Podem agradecer depois, com marshmallows ☺️.

2. Sozinho em Casa 1&2 | Home Alone 1&2 (1990 e 1992) Chris Columbus

Cá está ele! Aquele clássico! Eu não gosto de clichés mas… quem não vê este filme nesta altura do ano, não vive o Natal à séria e precisa urgentemente de uma Intervention. Porque como-não-adorar-este-filme? Se o primeiro, ganha por ser incrivelmente cómico, o segundo ganha por ser em Nova Iorque – cidade mais natalícia do mundo (excepto claro Rovaniemi, na Finlândia)! By the way, existe um documentário brutal na Netflix – Os Filmes da Nossa Infância – onde são revelados os bastidores do primeiro filme. Em linhas gerais, o filme esteve quase para não ser realizado, a casa nem sequer existia e a cena da inundação foi realizada numa piscina. Ha! Sabiam que na altura em que foi gravado o primeiro filme, os duplos tinham que cair literalmente em cima de cimento? Não havia cá efeitos CGI, nem colchões fofinhos. Isto não torna o filme muito mais extreme?

3. Elf – O Falso Duende (2003) Jon Favreau

Ok, nem acredito que vou admitir isto publicamente, mas… eu não gostava do Will Ferrell até ver este filme. Uff! Ok, já saiu! 😱 Agora sou eu quem precisa de uma Intervention. Yup, foi preciso ver o actor vestido de elfo e de collants amarelos, para eu perceber que ele é, de facto, um comediante incrível. O filme conta a história de Buddy, um suposto elfo que descobre que afinal é humano e decide ir até Nova Iorque à procura do seu pai. Eu sei que o argumento pode ser considerado fraquinho… mas vale pela personagem do Will, principalmente pelas situações caricatas em que se vê envolvido. Imaginem que já tinham idade para ter juízo e acreditavam no Pai Natal.

Na Netflix, também têm o documentário Os Filmes de Natal da Nossa Infância, que explora os bastidores do filme e tem uma série de entrevistas com as pessoas responsáveis pela sua realização. Pode parecer impossível, mas também este clássico esteve quase para não acontecer! 😱 Já imaginaram o mundo sem esta obra natalícia???

4. Santa Cláusula | The Santa Clause (1994) John Pasquin

Mais um filme que marcou a minha infância e que deixa qualquer criança a achar que o Pai Natal e os elfos são reais. Se não querem que os vossos filhos vos façam perguntas difíceis, é melhor estarem preparados… Tim Allen (voz do Buzz Lightyear, no Toy Story), é responsável pelo desaparecimento do Pai Natal e tem de ocupar o seu lugar na noite mais atarefada do ano… o que ele não sabe, é que ao vestir o fato mais natalício de sempre, está a assinar um contracto vitalício, que o leva até uma aventura no Pólo Norte! Lembro-me mesmo bem de querer uma rena ou uma sleepover na fábrica do Pai Natal, quando vi este filme. Portanto, pais, caso mostrem este filme aos vossos filhotes, preparem-se para cartas muito estranhas esta ano. 😝

5. O Estranho Mundo de Jack | The Nightmare Before Christmas (1993) Henry Selick

Eu sei que tudo o que sai da cabeça do Tim Burton, é sempre bastante peculiar e não agrada a todos… 🙄 Até a Disney não sabia bem o que fazer com o realizador, quando ele era um mero estagiário que passava os dias a desenhar figuras “estranhas”. Tão estranhas que a própria Disney, achou que não tinha futuro com ele, curioso, não é? Visto este filme ter a assinatura da mesma e estar disponível na Disneyplus. Ora bem, eu gosto bastante dos filmes do Tim Burton, principalmente os animados (como a A Noiva Cadáver e Frankenweenie), porque foram feitos com uma técnica de animação que requer muito tempo… e muito, mas mesmo muito trabalho, chamada stop motion. Recentemente vi o documentário Os Filmes de Natal da Nossa Infância, onde fazem várias revelações sobre os bastidores do filme. E não é que este filme apenas saiu do imaginário do Tim Burton? 🧐 Foi preciso uma equipa toda para levar o mesmo a avante! Por isso, mesmo que não sejam fãs do universo criado por ele, vejam o filme, porque não só deu um trabalhão do caraças, como a própria história tem uma mensagem muito bonita.

6. O Amor Acontece | Love Actually (2003) Richard Curtis

Love, love, love… 💕🎶 Cá está ele… mais um clássico mega meloso 🍯. Para quem gosta de filmes com comédia, drama e romance à mistura, esta é escolha certa. Das duas uma, ou estamos super felizes a soltar gargalhadas 😂, ou estamos à procura do lencinho, para limpar a lágrima no canto do olho 😢. Neste filme, somos convidados a acompanhar a história de vários casais, semanas antes do Natal. E é óbvio, que há lugar para tudo, mas essencialmente há histórias de amor e desamor. Para mim, a cena mais icónica é mesmo o Hugh Grant a dançar 🕺🏼. Para além disso, o filme é estrelado por muitas caras conhecidas, como o Sir. Liam Neeson, a Emma Thompson, o Rowan Atkinson (aka Mr. Bean), a Keira Knightley, o Alan Rickman (miss uuuu 🥺) e o Colin Firth, que faz par romântico com a nossa querida Lúcia Moniz ☺️. Precisam de mais motivos para ver este filme? Não se esqueçam dos lencinhos… 🤧

Espero que tenham gostado das minhas sugestões natalícias! A Parte II deste post, estará disponível brevemente… porque filmes de Natal, nunca são de mais! 😝

Standard

One thought on “Christmas is coming… – Part I

  1. Pingback: Christmas is coming… 🎄 – Part II | Rita's Movie Club

Deixe um comentário