Melhor-combinação-de-SEMPRE! Para além de ser uma eterna apaixonada por filmes… sou uma autêntica foodie (pessoa viciada em comida). Mais facilmente estaria numa reunião dos “Comilões Anónimos” 😳 do que dos alcoólicos… embora nunca recuse um bom copo de vinho, com uma bela pasta 🍷🍝 (não é por acaso, que no topo da minha bucketlist, tenho uma viagem por Itália de norte a sul, só para comer e… beber!). Também tenho a mania que sou chef-conceituada-avec-estrela-michelin e portanto ADORO cozinhar… Só não me peçam para lavar a loiça ☺️
Hoje decidi juntar o útil ao agradável e trago-vos um menu requintado de filmes gastronómicos! Daqueles que nos deixam com fome… Yum Yum!
P.s. Não me responsabilizo por influenciar pessoas a ir ao frigorífico durante a noite, nem por danos colaterais nas vossas dietas pré-natalícias.
Rita’s Movie Club Menu
Entrada: O Chefe | Chef (2014)
Ora bem, para começarmos esta aventura gastronómica, temos o melhor-filme-sobre-comida-que-já-vi! Inspirado na vida real do chefe Roy Choi, conta-nos a história de Carl Casper (Jon Favreau) que deixa o seu trabalho num restaurante e decide comprar uma food truck e começar o seu próprio negócio. Uma coisa é certa, sempre que vejo este filme fico bem disposta e claramente com vontade de comer! Está tudo no ponto: a história, a comida, as personagens e até a banda sonora. Caso o filme vos abra o apetite (que é o mais provável), podem sempre continuar a apurar o vosso paladar com a série The Chef Show, inspirada no filme e disponível na Netflix. Recomendo!
“I may not do everything great in my life, but I’m good at this. I manage to touch people’s lives with what I do and I want to share this with you.”
Prato n.º 1: A Viagem dos Cem Passos | The Hundred-Foot Journey (2014)
Se nunca viram este filme – shame on you! Baseado no “best-seller” internacional, do escritor Richard C. Morais, os produtores Steven Spielberg e Oprah Winfrey, convidam-nos a conhecer a história da família Kadam, que decide abrir um restaurante indiano, numa pequena aldeia, no Sul de França… o lugar seria perfeito, não fosse estar a cem passos do sofisticado Madame Mallory, galardoado com uma estrela Michelin e gerido pela incrível Helen Mirren. Este filme tem todos os ingredientes necessários para uma boa tarde de domingo.
“Food is memories.”
Prato n.º 2: Julie & Julia (2009)
Outra sugestão da nossa chefe residente (eu mesma), é o Julie & Julia, inspirado no livro de memórias escrito por Julie Powell (interpretada por Amy Adams), onde a autora relata como conseguiu, num ano, confeccionar as 524 receitas do Mastering the Art of French Cooking, escrito por Julia Child (Meryl Streep). O filme consegue de uma forma muito genial, juntar duas mulheres de épocas completamente diferentes e com uma paixão em comum – cozinhar!
“Paul Child: What is it that you *really* like to do?
Julia Child: Eat!”
Prato n.º 3: Sem Reserva | No Reservations (2007)
Se começam a chorar, cada vez que cortam uma cebola, então vão lá buscar os lencinhos porque este filme tem um início que deixa qualquer um lavado em lágrimas. Mas calma, a coisa começa logo a melhorar! Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones – pré plásticas), uma chefe – sem papas na língua – vê a sua vida virar completamente do avesso, quando fica encarregue da sua sobrinha Zoe (Abigail Breslin). Ao mesmo tempo, a gerente do restaurante decide contratar um novo chefe, Nick Palmer (Aaron Eckhart), que é exactamente o oposto. Estão a ver, não é? Vai-dar-molho.
“I wish there was a cookbook for life, you know? Recipes telling us exactly what to do.”
Prato n.º 4: Ratatui | Ratatouille (2007)
Se gostam de filmes de animação, aposto uma cenoura, em como já viram este. E não é daqueles que nos deixa a chorar por mais? Não ficaram com vontade viver em Paris e ser um rato? É um dos meus filmes de animação preferidos, não só porque o assunto é comida (óbvio), mas também, porque a mensagem do filme é genial: qualquer um pode ser o que quiser, basta nunca desistirmos e nunca deixarmos de sonhar… mesmo com o que nos parece impossível. Am I right?
“If you are what you eat, then I only want to eat the good stuff.”
Sobremesa: A Lancheira | The Lunchbox (2013)
Sabiam que na Índia, particularmente no Mumbai, existe um sistema infalível de entrega de “dabbas” (lancheiras)*, levado a cabo pelos os “dabbawalas”, responsáveis por levar os almoços preparados em casa ou nos restaurantes, ao local de trabalho (Ubereats 2.0.)? Ora bem, imaginem que recebiam a lancheira errada e no dia seguinte um bilhetinho com um pedido de desculpas. Respondiam? O solitário Isaajan (Ritesh Batra), decide responder…
*só para terem noção, apenas uma em cada quatro milhões de lancheiras é extraviada e entregue na morada errada.
“Sometimes the wrong train takes you to the right destination.”
Aqui no nosso restaurante, estamos sempre a inovar! Por isso, caso tenham sugestões de filmes gastronómicos, digam aqui à chefe Rita 🤪






Parabéns, chef Rita, excelente Menu!
Adorei o filme Julie & Julia! Ainda hoje me lembro dela a dizer “bon appetit!” com aquela voz engraçada 😂
P.S.: Não é filme, mas a série Somebody Feed Phil está genial! 😁
GostarLiked by 1 person
Obrigada minha querida Many!!! 🥰 É dos meus filmes favoritos! hehe Recomendo os outros todos também! ☺️
P.S. Já conheço o Phil! Graças a ti! Excelente recomendação! 👌
Bon appetit! 😜
GostarGostar